Antes de implementar um projeto de energia solar, há uma sequência de cuidados e procedimentos para preparar, por exemplo, a regulamentação em conjunto da concessionária, já que envolve muitas perguntas sobre como fazer, quem pode solicitar, a documentação necessária, etc. Vamos te explicar como regulamentar sua energia junto com a Voltxs, já que se trata de um procedimento padrão, o qual a distribuidora de energia fiscaliza a instalação do sistema solar no imóvel, analisando se há todas as especificações estabelecidas nas normas de segurança.

Para um projeto ser conectado à rede de distribuição, sua homologação acontece junto à concessionária de energia, conduta necessária para a operadora se atestar que o sistema atenderá todas as especificações técnicas demandadas para a produção de energia fotovoltaica. Existem dois tipos de sistemas pautados na capacidade de produção elétrica, com diferenças relacionadas à documentos e prazos, determinados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), são eles:

  • Microgeração: produz energia até 75 kW (quilowatts);
  • Minigeração, produz entre 76 kW à 5.000 kW.

Primeiro abra uma solicitação de acesso à rede na distribuidora local, ai será apresentado a documentação necessária que constitui em:

– Certificado de conformidade dos inversores;

– Nome dos consumidores que usarão o sistema (visto que pode ter mais de um usuário);

– Projeto com memorial descritivo;

– ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinada pelo técnico responsável.

O consumidor titular da unidade consumidora / geradora é quem deve fazer a solicitação na distribuidora. A homologação é importante porque garante a segurança dos técnicos no decorrer da instalação bem como de todos os usuários posteriormente, a afim de garantir o bem – estar e proteção com o uso do sistema, além de certificar sua durabilidade de 25 à 30 anos.

Depois de aprovado, consegue-se fazer a instalação no local diante de uma vistoria executada por um profissional habilitado e responsável por efetuar um relatório sobre as instalações. Normalmente o prazo para finalizar tudo é de até quatro meses segundo a ANEEL, mas se tudo estiver dentro dos conformes o prazo pode ser menor. Após tudo ser concluído com êxito, a distribuidora libera o funcionamento do sistema.

Até chegar a etapa de finalização, há alguns custos à arcar durante o processo, que são: o preço dos equipamentos, a engenharia e a mão de obra, mas podem variar diante da necessidade de cada um. Sendo assim, alguns tópicos são levados em consideração antes de definir valores, como a localização do imóvel, o consumo mensal de eletricidade e o tamanho do sistema. Dessa forma, a Voltxs calcula a quantidade de equipamentos para elaborar o sistema, que será capaz inclusive de transformar sua energia em créditos energéticos para serem usados em períodos com pouca irradiação, como nos dias nublados e a noite, ou descontados na conta de luz.

Gerar a própria energia de maneira limpa e renovável é uma alternativa acessível desde 2012, com base nas normativas publicadas pela Aneel, instalar sistemas de microgeração de fontes renováveis está respaldado por lei.

Conheça as propostas da Voltxs

Para consumidores:

  • Estudo de gastos e despesas com energia;
  • Otimização através de diversas fontes;
  • Proposta de desenvolvimento de usina fotovoltaica sob medida para locação;
  • Valor até 30% menor do que despesa vigente com distribuidora;
  • Análise fundiária, landbank pré-selecionado, otimização de tarifa, radiação etc;
  • Operação de O&M;

Para investidores:

  • LandBank pré selecionado com duo dilligence;
  • Projetos estruturados com equipe altamente técnica;
  • TIR alvo de 7% à 10% mais IPCA;
  • Geração de caixa recorrente através de contrato a longo prazo “BTS”;
  • Baixo risco de crédito;
  • Operação AO&M.

Entre em contato com a Voltxs, nossos especialistas vão avaliar seu terreno para arrenda-lo junto conosco. Há 33 anos focamos no desenvolvimento, implementação e gestão de ativos de energia, unindo consumidores e investidores em torno da produção de energia limpa, descentralizada, rentável, econômica e sustentável.