Cerca de 90% dos municípios brasileiros tem energia solar

Cerca de 90% dos municípios brasileiros tem energia solar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou um estudo, o qual indica que o Brasil já tem 389 mil sistemas de energia fotovoltaica, com a adesão de equipamentos crescendo aproximadamente à 150%, fez a cobertura atingir 90% dos municípios do país, incluindo áreas comerciais, rurais e industriais, iluminação pública, poder público e serviço público, mas a maioria em residências, com mais de 70%. Em 2020 a Aneel teve um aumento de mais de 800 MW na geração de energia, sendo a solar a terceira colocada nestes acréscimos, com 16%.

A implementação do sistema permite a redução de gastos com a conta de luz, já que há a geração de créditos de energia proveniente da energia produzida e que não foi consumida, tornando uma opção para reduzir custos e ter acesso à energia limpa, sobretudo neste momento de crise pandêmica da covid – 19. Só em 2019, a energia solar bateu o recorde de crescimento em 212% e ultrapassou 2,4 GW instalados no Brasil, segundo a Aneel. Em maio e 2020, a potência instalada chegou à 2,87 GW.

O Brasil é um país que recebe um bom índice de irradiação solar, fazendo o desempenho dos sistemas fotovoltaicos serem altos, além disso, também há incentivos fiscais governamentais e oferta de linhas de financiamento para adquirir equipamentos como painéis solares e geradores. Outro fator que levou o aumento da procura por energia fotovoltaica, foi a crise hídrica que acontece há um tempo, a qual fez as tarifas de energia subirem devido as estiagens, fazendo as pessoas procurarem alternativas eficazes para reduzir os gastos.

A resolução 482/2012 também estimula a adesão e produção de energia solar por micro e minigeração distribuída, desde este ano, o setor tem crescido bastante.

Com os impactos causados pela pandemia da covid – 19, o Brasil voltou ao ranking de países com maior expansão de energia solar, ocupando a 9ª posição. Os dados são da Agência Internacional de Energia (IEA) e da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

A Voltxs, está há 32 anos simplificando o acesso à energia renovável, desenvolvendo soluções de energia para aqueles que querem fazer parte da inovação e contribuir para um mundo mais sustentável.

Deixe uma resposta