Energia solar residencial: conheça os tipos de sistema

Energia solar residencial: conheça os tipos de sistema

Em busca de alternativas menos poluentes e econômicas, a energia solar tem ganhado cada vez mais destaque no consumo de energia.  A energia solar funciona com o uso da luz e irradiação do sol como sua fonte de abastecimento, por isso é considerada uma fonte renovável, podendo ser transformada em energia térmica ou elétrica, sendo as duas principais formas de aproveitamento em geração de energia elétrica e o aquecimento solar da água. Vamos entender como funciona os sistemas em residências.

O tipo de geração de energia mais comum, embora não convencional, vem do sistema fotovoltaico, sem necessidade de passar pelo processo de energia térmica, pois este sistema possui vários modelos de coletores, conhecidos como painéis ou placas solares / fotovoltaicos, que podem apresentar muita eficiência energética, de acordo com o modelo adquirido. Os painéis são compostos por células fotovoltaicas que quando expostas à luz solar, tem a energia captada, mas além dos painéis, este sistema também compõe de uma estrutura de suporte, controladores de carga, inversores e baterias, fazendo o retorno de investimento (ROI) valer a pena, porém depende da quantidade de energia que a casa demanda, mas ainda assim a principal vantagem está na economia de energia que o usuário terá, pois logo que se consegue o retorno, a fatura diminui consideravelmente, havendo casos de não precisar mais pagá-la.

No sistema fotovoltaico há dois tipos diferentes, o on-grid que é conectado à rede e off-grid, isolados da rede, a diferença está na composição, o on-grid dispensa o uso da bateria e do controlador de carga, já que não possui dispositivo de armazenamento de energia, no entanto precisa estar conectado à rede convencional de distribuição de energia, enquanto o off-grid pode ser instalado em regiões remotas. Nos sistemas conectados à rede, há benefícios econômicos em forma de créditos de energia, ou seja, conforme a irradiação solar abastece o sistema nos momentos de maior iluminação e você não precisa de eletricidade naquele momento, ela é armazenada para ser utilizada nos momentos em que não há sol, dias nublados, chuvosos e no período noturno, abatendo da fatura de acordo com a quantidade de energia produzida. No Brasil este tipo é bastante vantajoso, porque o país possui um dos maiores índices de irradiação solar praticamente o ano todo.

Outra forma de aproveitar a radiação solar para residências é o aquecimento térmico, feito por intermédio de um processo de absorção da luz por painéis, geralmente instalados nos telhados. Cada modelo tem uma eficiência energética e pode aquecer a água a temperaturas específicas, mas o modelo indicado dependa da intenção de aplicação da água aquecida, banhos, piscinas, ambientes etc. A vantagem está em relação à vida útil dos aquecedores solares, pois duram em torno de 20 anos, suas aletas captam a radiação solar e a transformam em calor, este calor passa por todo um procedimento até chegar ao depósito de água quente, o reservatório térmico ou boiler, permitindo o fornecimento em uma temperatura agradável mesmo em momentos sem sol.

Assim como os aquecedores, a duração dos outros sistemas é em média de 20 a 25 anos e requer limpeza a cada seis meses, bem como a manutenção, se necessária, é baixíssima. Inclusive, em caso de mudança de residência, é possível remover os painéis e levá-los para a casa nova.

A energia solar já é uma realidade em muitas casas para quem deseja produzir energia limpa, renovável e ainda adquirir economia de até 95% na conta de luz por utilizar painéis solares, que fornecem energia para os ambientes, para eletrodomésticos e qualquer outro equipamento que necessite de eletricidade / energia e por fim, além destes benefícios, a energia solar valoriza seu imóvel visualmente com as placas solares.

Infelizmente, apesar de ter crescido bastante no Brasil, a energia solar ainda não configura o país entre os líderes na produção e no uso em residências, mesmo tendo grande índices de irradiação solar, isso porque falta informação sobre a efetividade dos painéis e falta de incentivo do governo em relação aos custos de instalação do sistema, que a princípio são altos, mas posteriormente, os gastos são compensados, pois estamos falando de uma excelente alternativa ao modelo energético atual e que traz retorno.

Para ter acesso à instalação de painéis fotovoltaicos, contrate uma empresa de confiança e experiente como a Voltxs, temos mais de 32 anos de desenvolvimento de soluções de energia para você, com acesso descomplicado à economia de energia e aos investidores a oportunidade de participar deste mercado.

Deixe uma resposta