Manifesto por Geração distribuída de energia

Manifesto por Geração distribuída de energia

Associações do setor de energia enviaram um manifesto ao Congresso em defesa da Geração Distribuída de Energia no Brasil. Entre as pautas reivindicadas está a compensação proposta pela Aneel em relação as energias limpas.

“A norma que regula a modalidade está em processo de revisão pela Aneel, e a proposta atual é muito prejudicial aos consumidores que desejam produzir a própria energia”, relatam os presidentes das associações do manifesto, dentre as quais, a Associação Baiana de Energia Solar (ABS).

A nova norma proposta pela Aneel muda o recebimento de energia consumida de 100% para 38%, o que segundo o manifesto prejudicaria o consumidor, defendendo a ideia de um marco legal regulatório.

O manifesto foi feito em apoio às emendas de GD na Medida Provisória 998, mas, se nada for feito, ela pode caducar nos próximos meses, então existe a urgência para duas coisas: para que a MP não caduque e para que, nela, seja contemplada uma das quatro emendas propostas para criar o marco legal da Geração Distribuída no Brasil”, destaca o diretor técnico da ABS, Tássio Barboza.

 

Barboza comenta também que desde 2012 o setor criou mais de 108 mil postos de trabalho e trouxe ao Brasil mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados. 

Deixe uma resposta