Energia Solar Bate Recorde no Brasil

Energia Solar Bate Recorde no Brasil

A energia solar tem dominado as cidades, tornando comum a presença de telhados com placas fotovoltaicas. Essa energia toda deve chegar nos próximos dias a 7 GW de capacidade instalada, isso equivale a meia hidrelétrica de Itaipu, que tem o título de maior do mundo.

As grandes usinas solares que fornecem energia para o sistema interligado nacional apresentam em média 3 GW de capacidade instalada, já os telhados encontrados na cidade apresentam 4GW de capacidade, apresentando um grande aumento no consumo de energia renovável.

Confira o consumo na íntegra

 

Comércio e serviços 38,6%

Residências 38%

Consumidores rurais 13,3%

Indústria 8,8 %

Poder público 1,2%

 

Até 2019 as grandes usinas lideravam o mercado solar, entretanto este cenário vem sofrendo alterações, tornando mais acessível o consumo de energia renovável por pequenas empresas e até mesmo residências.

No Rio o maior mercado municipal o CADEG instalou a um ano e meio o maior telhado solar do estado, são mais de 5 mil placas solares que garantiram uma economia de mais de 900 mil reais na conta de luz. O grande benefício segundo o mercado é não assumir nenhum tipo de custo para instalação das placas.

Neste cenário os investidores assumem os custos da instalação e operam o sistema cobrando do cliente uma taxa abaixo do valor da conta de luz convencional. No caso do mercado o valor corresponde a metade do que vinha sendo pago a distribuidora local de energia.

Nos últimos 10 anos o valor dos equipamentos solares caiu por volta de 90% e a tendencia é que o valor reduza cada vez mais. Só no Brasil existem 70 linhas de crédito públicas e privadas para quem quer investir neste tipo de energia.

Deixe uma resposta