História da energia solar

História da energia solar

Quando a energia solar foi descoberta, ela era vista como tecnologia futurista. Sendo criada por um físico no ano de 1839.

A energia solar foi descoberta por um físico no ano de 1839, como uma das melhores fontes de energia. Levando em consideração que todas as coisas tiveram um começo, a energia solar também teve. Ou seja, houve alguém que desenvolveu esse sistema, criando assim, o ponto de partida para a construção da história da energia solar até os dias de hoje.

Montando uma breve linha do tempo da energia solar:

A energia solar, próxima ao que conhecemos hoje, surgiu em 1954 por Russell Shoemaker Ohl, junto ao anúncio da primeira célula fotovoltaica durante uma reunião da National Academy of Sciences, após a descoberta do efeito fotovoltaico e dando início à utilização dos painéis solares em 1958.

Russell Ohl foi quem inventou a primeira placa de silício e também foi o primeiro a patentear o sistema fotovoltaico moderno, mais ou menos como conhecemos hoje. No entanto, seu êxito só foi possível graças ao trabalho de Calvin Fuller, Gerald Pearson e Daryl Chapin, cientistas do laboratório Bell Labs.

Fuller estava produzindo barras de silício com uma pequena concentração de gálio e banhando a mesma em lítio.

Esta nova célula encontrou diversos obstáculos, como a dificuldade de soldar contatos elétricos e a migração do lítio para seu interior.

As primeiras células fotovoltaicas assim produzidas tinham alguns problemas técnicos que foram superados pela química quando Fuller dopou silício primeiro com arsénio e depois com boro obtendo células que exibiam eficiências recorde de cerca de 6%.

A primeira célula solar foi formalmente apresentada na reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada numa conferência de imprensa no dia 25 de Abril de 1954. No ano seguinte a célula de silício viu a sua primeira aplicação como fonte de alimentação de uma rede telefónica em Americus, na Geórgia.

A origem da energia solar remete ao surgimento do Sol, há milhões de anos, atualmente responsável por atuar como fonte de energia em diversos processos, principalmente na geração de energia solar fotovoltaica, no aquecimento de água pela energia termossolar e em usinas e parques solares.

Curiosidade

Em 1957 se deu início a corrida espacial, e em 1958 a NASA utilizou um painel solar fotovoltaico, como reserva de uma pilha convencional.

A pilha não funcionou, mas o painel solar manteve o satélite Vanguard I em funcionamento por 8 anos. Por causa do Vanguard I, hoje todos os veículos espaciais fazem uso desta tecnologia, do Vanguard I até o Mars Rover.

O Mars Rover é um robô enviado pela NASA que analisa a geologia de Marte. Este robô foi lançado em 2003 e está em funcionamento até hoje por causa dos painéis solares e das baterias.

A energia solar tem crescido exponencialmente tanto no Brasil quando nos países do exterior, sendo puxado pelo alto investimento realizado pela China.

A China é responsável por 33% de toda capacidade instalada do mundo, seguida pelo Japão com 12%. Logo depois temos o Estados Unidos e a Alemanha com 11% cada.

Na América do Sul temos o Chile (2.183 MW) com maior capacidade instalada e logo depois vem o Brasil (1.097 MW), pensado exatamente na Economia com Energia Solar.

Com uma capacidade mundial de 390.625 MW em energia solar, podemos verificar um crescimento médio de 144% a cada ano.

Nos últimos anos, as vantagens econômicas envolvendo a energia solar passaram a ter muito peso, além dos benefícios ao ambiente. O mercado de energia proveniente do sol também sofreu grandes quedas de preço de equipamentos. Isso resultou em acessibilidade na instalação de sistemas solares pela população, além da Economia com Energia Solar que você verá gradualmente.

Deixe uma resposta