O que é necessário para aderir ao projeto de usina solar?

O que é necessário para aderir ao projeto de usina solar?

Para adesão de um projeto de uma usina fotovoltaica, é necessário planejamento, porque trata-se de uma obra e para isso o primeiro ponto deve ser a escolha do local da usina. As usinas de grande porte precisam de um terreno com bastante espaço, pois costumam ser instaladas em fazendas, por isso também possuem o nome de fazenda solar. As pequenas, normalmente são apenas o telhado de algum lugar que distribui para demais consumidores que não querem mexer em suas residências e comércios, mas querem fazer uso de energia solar.

Além do espaço da usina, que demanda gastos para a construção, também há os gastos nos investimentos como abertura da empresa, gastos com equipamentos, funcionários e outras burocracias relacionadas à empresa e a usina, como a lei de regulamentação a RN 482/12 e R N687/15 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os profissionais devem ser capacitados para executar as tarefas, porque alguns mexerão com materiais sensíveis e atuarão em locais sensíveis para a instalação das placas como telhado e, que se não realizado com cuidado pode causar uma série de problemas com a telha. A pessoa estará no alto e, também necessita de materiais de segurança e proteção, então a capacitação é essencial. Além disso, é imprescindível que haja ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Pequenos sistemas de geração solar e grandes usinas

A diferença entre sistemas de geração solar pequenos inseridos no telhado de uma residência e de uma fazenda, é que as fazendas têm autorização da Aneel para vender o que produzem. Já as pequenas, que são para consumo próprio não podem vender, mas podem receber compensações em créditos pelo que consumem. Esses locais menores, podem aderir ao sistema “on-grid”, que são conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

As micro usinas são classificadas em três tipos de acordo com a Aneel:

  • Geração para múltiplas unidades

É o caso de condomínios que adere o uso de energia solar e a distribuição é para todos os moradores.

  • Geração compartilhada

Neste caso vai para prédios comparativos ou shoppings, por exemplo, no qual também fazem uso da energia, porém de maneira compartilhada e os créditos são repartidos entre os sócios.

  • Autoconsumo remoto

O autoconsumo é apenas de um cliente proprietário, mas a produção é feita em outro local, como um empresário que utiliza o sistema em seu local de trabalho, mas faz uso em sua residência.

Deixe uma resposta