Conheça os transportes movidos a energia solar

Os transportes movidos a energia solar estão cada vez mais próximos da vida do cidadão comum. Essa realidade vem se tornando cada vez mais acessível à medida que o meio ambiente vem precisando de ajuda

A energia solar é uma fonte renovável e limpa de geração de eletricidade, que se dá através da captação dos raios do sol por meio de placas fotovoltaicas. Essa fonte de energia favorece não só o meio ambiente, mas também a atmosfera. Como a energia solar não utiliza combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes.

Isso favorece a não-contribuição ao aquecimento global do planeta e assegura uma melhor qualidade de vida à população. Além disso, evita-se que os recursos naturais não-renováveis se tornem escassos com o tempo.

Foram separados seis exemplos de veículos desenvolvidos com a finalidade de serem sustentáveis:

TuranorPlanetSolar

lançado em 2010, é o maior barco movido a energia solar do mundo. O catamarã, que possui 31 metros de comprimento, chega a atingir uma potência equivalente a 127 cavalos (93,5 kW). A eficiência é estimada em 18,8%. Já sua velocidade média é de 5 nós (9,25 km/h).

Trata-se de um projeto desenvolvido por um neozelandês chamado Craig Loomes e construído pela KnierimYachtbau, em Kiel, na Alemanha. Loomes viajou pelo mundo (584 dias) com o barco exclusivamente à base de energia proveniente dos raios do sol.

O PlanetSolar conta com 127 módulos fotovoltaicos no topo, que cobrem 537 m². Ao todo, são 648 módulos instaladas no barco, que pesam cerca de 11 toneladas e fornecem um máximo de 120 kW, além de seis blocos de baterias de íon lítio, o que favorece a navegação mesmo quando não há insolação direta.

SunswiftIVy

É um automóvel, na realidade é um protótipo, de três rodas construído em 2009 para participar do Desafio Solar Mundial (World Solar Challage). A competição, disputada no deserto da Austrália, recebe carros movidos a energia solar projetados por especialistas do mundo todo.

Seu projeto foi desenvolvido por estudantes da University of New South Wales, situada em Sydney. O carro conta com 397 células solares com 22% de eficiência, e outros 56, com 16%. Eles são capazes de gerar a singela marca de 1.200W de potência. Um pacote de bateria de polímero de íon de lítio de 24,75 kg também faz parte do protótipo.

O IVy custou em torno de 280 mil dólares e levou 18 meses para ser produzido.

Solar Imp

A aeronave Solar Impulse 2 é composta por 17.248 células solares.

Foi concluído em 2014, é um dos transportes movidos a energia solar mais curiosos já projetados até hoje. Afinal, trata-se da primeira aeronave solar a voar durante a noite e a cruzar os dois maiores oceanos do planeta.

Em 2016, os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg completaram a primeira viagem de volta ao mundo sem combustível em um avião. Foram 40.000 Km rodados com o intuito de promover o uso de energias renováveis e provar que é possível voar vários dias e noites seguidos apenas com sua utilização.

Apesar da aeronave ser composta por 17.248 células solares, não é o primeiro avião solar da história.

Solartaxi

É mais um transporte movido a energia solar que foi capaz de dar a volta ao mundo. O responsável pela ideia de construir um carro alimentado por raios do sol foi o suíço Louis Palmer.

O professor e palestrante foi o primeiro a cruzar o globo à base de energia solar entre os anos de 2007 e 2008. Foram percorridos mais de 54.000 Km em mais de 40 municípios durante 18 meses.

O Solartaxi carregou consigo uma bateria recarregável na eletricidade para percursos noturnos e por países menos ensolarados durante a aventura.

Teleférico de Tenna

O Teleférico Tenna foi inaugurado em 2012 como uma das pioneiras nesse segmento.

Os painéis fotovoltaicos do teleférico geram energia capaz de transportar os turistas até o topo da montanha. Cerca de 800 esquiadores são carregados por hora pelo veículo na alta temporada. Os componentes estão instalados sobre uma ponte suspensa com 500 metros de comprimento e cujos módulos solares acompanham o movimento do sol.

Solar Bike

A Solar Bike conta com células solares acopladas em suas rodas. Assim, a energia solar alimenta uma bateria que garante 70 km de autonomia até a próxima recarga, que é feita enquanto a bike está parada, em pé, e em lugares ensolarados. O meio de transporte elétrico chega a atingir de 25 a 50 Km/h.

No entanto, as células solares com sombra otimizada podem alimentar a bicicleta em qualquer lugar entre 2 e 25 km por dia, o que depende das horas de luz solar disponíveis.

Tem interesse em conhecer mais sobre a energia renovável? Entre no site da Voltxs e tire suas dúvidas com os melhores profissionais. E aproveite para fazer sua simulação de economia.

Deixe uma resposta