Aeronaves movidas a energia solar

Aeronaves movidas a energia solar

Até parece algo futurista, mas já foi possível colocar um avião no ar utilizando combustível a energia solar. Sendo uma das experiências mais ousadas envolvendo essa energia renovável

A energia solar funciona a partir da captação da luz do sol através de placas instaladas sobre as mais variadas superfícies. A Voltxs é uma empresa especializada em energia renovável e trabalha para expandir no mercado fazendo seus consumidores ter acesso a esse tipo de energia de forma descomplicada.

No caso dos aviões, devido à grande complexidade de operação, a aplicação da energia solar tem sido bastante discutida entre a geração e o consumo próprio pelas aeronaves, ou apenas as recargas das baterias com a energia proveniente do sol.

Até porque o avião é o meio de transporte mais poluente do mundo. Variando de modelo para modelo, em sua imensa maioria ainda dependem do querosene de aviação para funcionar, que é combustível fóssil.

Com o advento de novas tecnologias e também a preocupação humana em encontrar novos tipos de fontes de energia, desde que o potencial solar começou a ser explorado em grande escala, iniciou-se um movimento natural para pensar em veículos movidos através de painéis fotovoltaicos.

A utilização de painéis solares para gerar energia e movimentar os aviões teria o mesmo conceito na utilização para gerar energia nas casas, na qual a Voltxs é especialista, ou seja, painéis solares instalados nas asas captam a luz e a convertem em energia elétrica, que seria transformada em força mecânica para girar os componentes dos motores, ao invés de utilizar a combustão.

O consumo de energia é muito grande, visto que além de fazer as turbinas funcionarem corretamente e fazer a aeronave cumprir todos o trajeto proposto, é preciso ter energia suficiente para uma série de outras necessidades, como o entretenimento de passageiros, a necessidade de luz interna, o aquecimento de alimentos e a obrigação de entrar em contato com a equipe que estiver em solo nos aeroportos.

Mesmo no caso de abastecimento de baterias para serem utilizados nos voos, ainda não foi desenvolvida nenhuma que consiga armazenar uma quantidade energética tão grande.

O Solar Impulse é o primeiro avião projetado para voar dia e noite sem emissões poluentes, demonstrando o grande potencial proveniente da energia renovável.

Esse projeto de dois pilotos suíços tinha vários objetivos, sendo que o principal deles conseguir um feito inédito, que era dar a volta no planeta Terra sem usar combustível. Ambos os pilotos se revezavam para pilotar o Solar Impulse 2 durante 23 dias.

O avião utilizado não faz nenhum tipo de ruido e não utiliza nenhum tipo de combustível fóssil. Ele foi equipado com mais de 17 mil células solares. Elas alimentaram as 4 baterias de lítio que controlam todo o sistema. Comparando o avião com um Boeing 747 que pesa 153 toneladas, o Solar Impulse 2 é superleve, pesando em torno de 2,3 toneladas.

Se você ficou interessado em ter esse tipo de energia renovável na sua casa ou no seu negócio, acesse o site da Voltxs e tenha os melhores profissionais a sua disposição.

Deixe uma resposta