Exemplos de projetos de energia renovável espalhados pelo mundo

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica

Rodovia solar da China

A rodovia solar da China é um projeto localizado em Jinan, província de Shandong. A estrada solar é exatamente o que o nome sugere. A rodovia é composta de painéis solares em vez de asfalto, que é o material de construção amplamente utilizado. Os módulos estão espalhados por um trecho de um quilômetro.

Os painéis solares utilizados diferem dos módulos padrão do telhado, pois são feitos de um polímero complexo. A superfície da estrada é coberta com um concreto transparente mais forte que o asfalto. Isso serve para proteger os painéis do peso dos veículos que passam.

Parque Solar do Deserto de Tengger

O parque solar está localizado em Zhongwei, na província de Ningxia, na China, e é o maior projeto solar do mundo. O projeto cobre uma área de aproximadamente 43 km². Esta é uma das terras mais massivas reservadas para um projeto de energia renovável por um país. O tamanho da área geográfica ocupada pelo projeto é uma indicação do compromisso da China. Isso mostra que o país decidiu investir em energia renovável para beneficiar as gerações atuais e futuras.

O Parque Solar do Deserto de Tengger possui cerca de 25 usinas de energia solar individuais. Isso faz com que ela seja uma das maiores fazendas solares do mundo.

Por fim, o parque tem uma capacidade de geração de 1,5 GW. É a maior quantidade de energia produzida por um único projeto solar em qualquer parte do mundo. Atualmente, a China ultrapassa países como os EUA e a Alemanha na quantidade total de energia solar gerada a cada ano.

Projeto de hidrogênio renovável de Murchison

O projeto de energia renovável de Murchison foi apresentado em 2019 pela Hydrogen Renewables Austrália, em parceria com a Siemens, e estará localizado em Kalbarri. O que torna o projeto interessante é como ele busca fornecer energia renovável. A instalação usará uma tecnologia avançada de eletrolisador que converterá energia solar e eólica em hidrogênio renovável.

A energia solar e eólica fornecerá a energia necessária aos eletrolisadores, responsáveis pela extração de hidrogênio da água. O parque solar e eólico combinado que abastecerá a instalação terá capacidade para 5 GW. Isso significa que a instalação poderá produzir grandes quantidades de hidrogênio renovável a cada dia.

Reserva de energia de Hornsdale

Localizada no sul da Austrália, a Reserva de Energia de Hornsdale é um projeto que possibilita, futuramente, a substituição dos combustíveis fosseis por energias renováveis. A Reserva de Energia de Hornsdale é um sistema de armazenamento de energia localizado próximo ao parque eólico homônimo e que também está conectado à rede. O projeto foi realizado pela Tesla.

O projeto é composto pelas maiores baterias de íon-lítio do mundo. Atualmente, as baterias de armazenamento fornecem backup de energia de emergência de 100 MW. O projeto Hornsdale Power Reserve é único, pois ele fornece os meios para armazenar grandes quantidades para uso posterior.

Sistema de geração elétrico solar Ivanpah

O sistema de geração elétrica solar Ivanpah é, atualmente, a maior usina solar térmica do mundo. A instalação está localizada no deserto de Mojave, Califórnia, e possui uma capacidade de geração de 392 MW. O projeto consiste em três plantas diferentes, cada uma com uma torre cercada por painéis.

Em vez de os painéis gerarem eletricidade, eles concentram a energia do sol e a direcionam para as torres. A energia solar concentrada é então usada para aquecer a água dentro das torres, transformando-a em vapor. O vapor é responsável por acionar as turbinas conectadas aos geradores e responsáveis pela geração de eletricidade.

Projeto Hidropainel na Ilha Atauro

A água potável limpa continua sendo um bem escasso em muitas partes do mundo. Mas a energia renovável está a fornecer uma solução, como pode ser visto através do projeto de hidropainel na Ilha Atauro, perto de Timor-Leste.

Os hidropainéis são um tipo de módulo avançado que podem aproveitar a energia solar e extrair água do ar. Eles são projetados de maneira que exista um módulo solar padrão no meio, ladeado por dois hidropainéis. Os hidropainéis podem gerar calor e, ao mesmo tempo, absorver o vapor de água da atmosfera usando energia solar. A umidade absorvida é levada a um tanque reservatório dentro do local, onde é mineralizado.

Conheça mais sobre a energia renovável e as vantagens de contar com a Voltxs no site deles. Eles contam com um time especializado para que você tenha o melhor atendimento.

Deixe uma resposta