Qual a diferença entre fontes renováveis e não renováveis?

A principal diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeneram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, justamente por isso que podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, entre outras, e fontes de energia não renováveis são combustíveis fosseis e energia nuclear.

Principal diferença entre energia renovável e não renovável

A principal diferença é que a não renovável é obtida a partir de restos antigos e fossilizado de plantas e animais que já viveram na terra há muito tempo. Leva muito tempo para que esses recursos sejam criados e reabastecidos de forma natural.

Já as energias renováveis são reabastecidas mais rapidamente. Inclusive são recursos considerados inesgotáveis, como o sol e o vento. Ao contrário dos recursos de energia não renovável que são finitos.

Outra diferença é que a energia não renovável muitas vezes é poluente ou passível de contaminar o ambiente. Já a energia renovável é limpa e gera pouco impacto ambiental.

Seguindo uma linha de tendencia ao buscar soluções limpas e sustentáveis, cada vez pessoas optam pela instalação de painéis solares que geram e fornecem eletricidade através de energia solar.

Fontes de energia renovável

– Energia eólica

Os chamados parques eólicos são extensas áreas em que são instaladas diversas turbinas que captam a energia vinda dos ventos.

O vento movimenta as pás desses aerogeradores (turbina eólica) e eles transformam a energia mecânica em energia elétrica.

A energia eólica é uma das fontes mais limpas de energia. Entretanto, há um alto custo para a sua instalação.

– Energia solar

É uma fonte muito limpa de energia, mas possui um custo de instalação relativamente alto. Diferentemente da energia dos ventos, esse tipo de produção de energia é oriunda das ondas eletromagnéticas vindas do Sol. Essas ondas são captadas por painéis solares ativando o fluxo de elétrons e gerando energia elétrica. Inclusive esse método de captação é especialidade da Voltxs, a Maior empresa de Energia Solar do Brasil.

– Energia hidrelétrica

A força da água é utilizada para movimentar um gerador de energia elétrica. A hidrelétrica é uma fonte de energia atrativa pela grande quantidade de rios em todo o país e pelos baixos custos de manutenção.

Entretanto, alguns impactos ambientais e sociais decorrentes da necessidade de alagar grandes áreas é um problema para a sua instalação.

– Biomassa

A utilização de vegetais e derivados como combustível é utilizado para o funcionamento de diversas máquinas. Além da produção de etanol e biodiesel; retirados da biomassa de cana de açúcar, ele são responsáveis por abastecer boa parte da frota de automóveis no Brasil.

Mas por se tratar da queima de um produto, a liberação de uma quantidade considerável de dióxido carbono (CO2) preocupa os ambientalistas.

Fonte de energia não renovável

– Combustíveis fósseis

Derivados do petróleo ou carvão mineral são usados como combustíveis para o funcionamento de máquinas e motores. Essa ainda é a principal fonte de energia utilizada no planeta.

– Usinas nucleares

A fissão de elementos como o urânio gera calor. Esse princípio é o mesmo utilizado nas bombas atômicas. Entretanto, nas usinas nucleares, o calor gerado aquece a água e o vapor dessa água movimenta a turbina de um gerador de energia elétrica.

Com uma vantagem de baixos indicies de poluição para o meio ambiente em sua produção, mas tem a preocupação com a segurança por se tratar de elementos muitos perigosos para a saúde humana.

Ficou interessado em aderir alguma fonte de energia renovável? A Voltxs, Maior empresa de Energia Solar do Brasil, é especialista em produção de energia limpa com mais de 30 anos de experiência.

Deixe uma resposta