Pessoas que moram em prédio, ficam com dúvida se podem aderir ao uso de energia solar, já que muitos não tem conhecimento de como funciona o processo para edifícios. Primeiramente, sim, você pode aderir ao sistema fotovoltaico mesmo morando em prédio, as placas podem ser instaladas no tetos dos edifícios, onde há mais espaço e mais incidência de luz, sem se preocupar com sombreamento, favorecendo principalmente quem mora em coberturas por usufruírem de uma boa área de telhado. Essa é uma das opção mais aconselhadas, porém não é a única, o sistema também pode ser instalado na sacada do apartamento ou nas paredes do condomínio, por exemplo.

Outra forma de aderir é por meio de um inversor, o qual é usado no seu sistema elétrico, sendo uma das melhores opções para quem mora em condomínio e quer economia nas faturas de energia e gostaria de colaborar com o meio ambiente. Com este modelo ou os painéis, é possível direcionar a geração de energia para vários apartamentos, para o prédio todo, ou seja, as áreas comuns ou somente para um apartamento que deseja ter energia fotovoltaica, de acordo com a potência instalada.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), concede o benefício de sistema de créditos de produção de energia elétrica, o qual pode ser compartilhado entre os moradores e abatidos nas faturas, ou o relógio de luz tacha o pagamento do valor à distribuidora se o consumo exceder a capacidade de geração do sistema. O cliente também tem a opção de instalar seu sistema em outro local que nãos seja o de uso, conhecido como consumo remoto, entretanto ambos precisam ser atendidos pela mesmo setor de concessão e CPF consumidor.

As placas solares podem agregar valor visual para o condomínio, já que farão parte da arquitetura, dando mais beleza e sensação de modernidade por fazer parte da adesão à energia renovável e limpa. Os equipamentos necessários para um sistema funcionar em apartamentos são: painel solar, inversor de frequência, relógio bidirecional e alguns equipamentos correspondentes à cabeamento, disjuntores de proteção e os quadros do sistema. O sistema completo tem garantia de 25 anos, dessa forma é possível assegurar o retorno de investimento, além disso quase não há gastos com manutenção.

O serviço de instalação deve ser feito por técnicos e especialistas, você pode contar com o suporte da Voltxs, uma empresa experiente no mercado, estamos há 32 anos desenvolvendo soluções em energia para você. Com planejamento é possível atingir o resultado desejado em novos empreendimentos ou até nos antigos.