7 motivos para investir em energia solar

7 motivos para investir em energia solar

O futuro em que as pessoas pensariam na produção de uma energia limpa e mais barata chegou. O mercado cresce tanto, que segundo estudos da Bloomberg, até 2040 (em apenas 20 anos) a energia solar fotovoltaica representará mais de 25% da matriz elétrica global. Estes e outros são excelente motivos para investir em energia solar.

Neste mercado é importante ressaltar o Brasil, que vem se destacando entre os países com alto potencial.

E para os céticos que ainda duvidam e procuram motivos para investir em energia solar, te daremos 7. Confiram!

7 motivos para investir em energia solar

Infelizmente o abastecimento e fornecimento de energia por hidrelétricas está cada vez mais mais caro para o bolso do consumidor.

Por outro lado, vemos o mercado de energia solar numa crescente, que ocorre principalmente por conta dos benefícios oferecidos aos usuários e investidores do setor.

Vamos a eles.

1- Crescimento acelerado

Os dados de 2019 apontaram um crescimento de 211% se comparado a 2018. Não é para menos! Só neste ano ocorreram 110.299 mil novas instalações.

No que se refere ao Brasil, o país já aparece no Top 5 do ranking mundial de produção de energia solar. Seu potencial energético de produzir energia fotovoltaica em relação à Alemanha, por exemplo, um dos países do topo, chama a atenção dos especialistas.

Para se ter uma ideia, basta pensar que a região MAIS ENSOLARADA da Alemanha tem o índice de radiação solar 40% menor que o índice da região MENOS ENSOLARADA do Brasil.

É a partir destes números que as instituições como Sebrae, Aneel, Fitch Solutions, Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bloomberg e Agência Internacional de Energia (IEA), se basearam para apresentar seus relatórios e projeções positivas em relação a energia
solar no Brasil e no Mundo.

2- Energia limpa e sustentável

Outra questão importante é a preocupação com a sustentabilidade e o cuidado que se deve ter com o planeta. Neste quesito basta olhar para o sol para perceber a maior fonte de energia renovável de todas.

A energia que o sol irradia em um segundo é incrivelmente superior a quantidade consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra. Ou seja, algo inimaginável!

E é olhando para este potencial e pensando em sustentabilidade, que a tecnologia de geração solar fotovoltaica, tem concentrado seus esforços. A transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou impacto ambiental.

Cuidados como estes, aliados aos outros tópicos que citaremos a seguir, vem mostrando o quão atraente pode ser o mercado de energia solar. É a possibilidade real de cuidar do planeta e ainda economizar.

3- Excelentes projeções de futuro

Para quem sonha com um investimento sem risco, deve observar o relatório divulgado pela Fitch Solutions (empresa de pesquisa de mercado), que apontou o Brasil como um dos mercados de energia solar mais atrativos para os investidores.

Já a Agência Internacional de Energia (IEA), informa que em 2060 a energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica em todo o planeta.

Em relação ao Brasil, se espera que em 2040 ele passe a ser a fonte com a maior representatividade de energia fotovoltaica do mundo.

Estimativas realizadas pela Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), informam que até 2027 haverá cerca de 1,35 milhões de consumidores com geradores solares.

4- Economia

Apesar dos inúmeros benefícios, o motivo principal que tem levado às empresas a migrarem para energia solar é sem dúvida a economia. Mas não podemos culpá-los!

Aqui na Voltxs, por exemplo, os consumidores que optam pela utilização do sistema, tem a possibilidade de economizar até 30% na sua conta de energia, sem fazer investimentos.

Além disso, a instalação de energia solar traz proteção contra a inflação energética, que tem elevado os preços da energia elétrica a patamares mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA.

Segundo dados do Instituto Ilumina, entre 1995 a 2015 a inflação no preço da energia elétrica foi 50% maior que a do IPCA no mesmo período. Uma tendência que vem se repetindo ao longo dos anos.

Outros fatores, como a situação crítica dos reservatórios e os erros de gestão de governos passados, também implicam nesta alta.

Fato é que, independentemente de onde esteja a falha, é do bolso dos consumidores que saem os valores para cobrir estes buracos. Mas não daqueles que já optaram pela energia gerada por placas solares fotovoltaicas.

5- Valorização do Imóvel

Somados todos os benefícios, temos imediatamente a valorização do imóvel, que contando com um sistema de placas solares instalados, tem a preferência no mercado imobiliário.

Os dados foram comprovados pelo estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, no estado americano da Califórnia, confirmando que as pessoas estariam dispostas a pagar até 15 mil dólares a mais num imóvel residencial, apenas por possuírem placas solares instaladas.

6- Retorno financeiro

Para os investidores é importante ressaltar que em 2019 os investimentos em energias renováveis no Brasil, bateram a marca de US$ 6,5 bilhões, indicando uma alta de 74% em relação ao ano anterior.

Estes números devem melhorar ainda mais com a publicação do Decreto nº 10.387, de 5 de junho de 2020, que aprimora as condições de acesso a crédito aos projetos sustentáveis do setor. Com ele, estima-se que as debêntures verdes impulsionem mais de 70 bilhões de investimentos em fontes de energia renováveis.

Com isso espera-se um adicional de 36 mil megawatts de capacidade instalada ao sistema aumentando em 43% o crescimento da energia renovável. O que deve impulsionar ainda mais os investimentos em energia solar e consequentemente, ganho para o bolso dos investidores.

7- Confiabilidade

Com todos estes benefícios, o mercado de energia solar tem se mostrado atrativo e os interessados podem perceber um aumento na oferta deste serviço.

Neste ponto é importante ressaltar que ao decidir investir em energia solar, procure por empresas que tenham experiência no mercado e possam atender as suas necessidades, seja você consumidor, investidor ou parceiro de negócio.

Independentemente de sua posição, nós da Voltxs, teremos prazer em ajudar!

Somos uma enertech que nasceu do desejo de se reinventar e a necessidade de perpetuar os seus negócios.

Com uma parceria entre Ecoluz e Terra do Sol, temos experiência de mais de 32 anos no ramo de energia e viemos para oferecer aos CONSUMIDORES acesso descomplicado a economia de energia, sem a necessidade de fazer investimentos.

Já para os INVESTIDORES oferecemos a oportunidade de lucrar até 5X mais e aos PARCEIROS, a possibilidade de fazer parte do nosso business.

Faça parte desta inovação. Venha para a Voltxs.

VOLTXS simplificando o acesso à energia renovável, mais barata e rentável.

Deixe uma resposta